> Efeito
Em Blades in the Dark você alcança os seus objetivos realizando ações e encarando as suas consequências. Mas quantas ações são necessárias para atingir um determinado objetivo? Isso depende do nível de efeito das suas ações. O Mestre define o nível de efeito de acordo com as descrições logo abaixo. Qual delas se aplica melhor à situação presente – um efeito sensacional, padrão ou limitado? Cada nível de efeito indica as perguntas que devem ser respondidas por esse efeito, e a quantidade de fatias de relógio de progresso preenchidas (ou esvaziadas) por esse resultado.
NÍVEIS DE EFEITO | FATIAS | |
---|---|---|
SENSACIONAL | O seu sucesso vai além do esperado. Como esse esforço extra é representado na narrativa? Qual é o benefício adicional que você recebe? | 3 |
PADRÃO | Você alcança o resultado normalmente esperado para essa ação. Isso é o bastante, ou ainda há algo mais a ser feito? | 2 |
LIMITADO | O seu efeito é parcial ou fraco. Como que o seu impacto foi diminuído? O que mais você precisa para atingir o seu objetivo? | 1 |
Fatores de avaliação
Use o seu instinto para avaliar o nível de efeito considerando a situação presente. Então, se necessário, examine os três fatores que podem modificar o nível de efeito: potência, escala e qualidade. Considere aumentar o nível de efeito se o PJ possui uma vantagem em um desses fatores, ou diminuí-lo em caso de desvantagem.
Potência
O fator de potência representa a exploração de uma fraqueza específica, dedicação de uma maior quantidade de tempo, disposição de correr riscos mais graves, ou a aplicação de poderes arcanos. Um infiltrador é mais potente se todas as luzes forem apagadas e ele puder se esgueirar na escuridão.
Qualidade/Categoria
A qualidade retrata a eficiência de ferramentas, armas ou outros recursos, normalmente representada pela sua Categoria. Itens Superiores oferecem um bônus de +1 de qualidade que se acumula com a Categoria.
Espinho está abrindo a fechadura de um refúgio mantido por uma gangue que tem a reputação de atividades Ocultistas. O seu bando é de Categoria I e ela possui gazuas superiores, então nesse caso Espinho conta com Categoria II. A gangue Ocultista é de Categoria III. Como a qualidade de Espinho é inferior à da gangue, o seu efeito para lidar com a fechadura é limitado.
Escala
O número de oponentes, o tamanho da área a ser cruzada, explorada ou coberta e o alcance da influência são todos fatores de escala. Dependendo da situação, uma escala maior pode representar uma vantagem ou desvantagem. Em uma batalha, quanto mais gente melhor – já na hora de se infiltrar em um lugar, mais pessoas representam mais riscos.
Os fatores podem reduzir o nível de efeito abaixo do limitado, chegando a um efeito zero. Eles também podem elevar o efeito além do sensacional, resultando em um efeito extremo.
Habilidades especiais de PJs que concedam “+1 efeito” são aplicadas após o Mestre determinar o nível de efeito. Por exemplo, uma manobra de proteção resultaria em efeito zero, mas a habilidade Guarda-Costas do Retalhador fornece um bônus de +1 efeito e o eleva para limitado.
Lembre-se também que um PJ pode usar um esforço extra (sofrendo 2 de estresse) para receber +1 efeito em sua ação.
Nem todos os fatores se aplicam em todas as situações, e o Mestre também não precisa checar a tabela em todas as rolagens. Os fatores servem para ajudá-lo a tomar decisões, não para restringi-lo.
Trocando posição por efeito
Depois de o Mestre considerar os fatores e anunciar o nível de efeito, o jogador pode trocar posição por efeito, ou vice versa. Dessa forma, o personagem é capaz de assumir maiores riscos para alcançar um resultado superior ou minimizar os riscos juntamente com o efeito. Por exemplo: Um jogador que esteja pronto para fazer uma rolagem arriscada com efeito padrão (o tipo de rolagem mais comum no jogo) pode forçar a sua sorte fazendo uma rolagem desesperada com efeito sensacional.
Essa troca não é incluída nos fatores de efeito porque não é um elemento que o Mestre deve considerar quando determina o nível de efeito. Após determinar o nível, porém, o Mestre pode sempre oferecer essa troca ao jogador, se fizer sentido de acordo com a situação.
Jogador: “Eu me Esgueiro pelo pátio e salto a muralha, me escondendo nas sombras das docas perto da gôndola”.
Mestre: “Hmn, eu não acho que você consegue atravessar o pátio inteiro de uma vez só. A escala do pátio é um fator importante aqui, então o seu efeito é limitado. Vamos dizer que você chega só na metade com essa ação, e vai ter que fazer outra para atravessar o resto e passar pelos guardas”.
Jogador: “Eu não achei que o outro lado era tão longe assim. Hmmm, deixa eu ver. E se eu simplesmente correr o máximo que eu posso, correndo o risco dos guardas me notarem? Eu consigo chegar do outro lado fazendo uma rolagem desesperada?”
Mestre: “Parece uma ótima ideia”, fala o Mestre enquanto sorri maliciosamente.
Consequências
A consequência é o que acontece quando um PJ sofre um efeito advindo de um inimigo ou situação perigosa. As consequências são parceiras dos efeitos – os PJs exercem seu efeito sobre o mundo e sofrem consequências devido aos riscos que correm.