logo

Trabalho em Equipe

> Trabalho em Equipe

Trabalho em Equipe

Quando o grupo de PJs age em conjunto, eles têm acesso a quatro manobras de trabalho em equipe especiais. Elas são listadas na parte inferior da cartilha de personagem para facilitar que os jogadores se lembrem de suas opções. As quatro manobras são:

  • Ajudar um outro PJ que está rolando uma ação.
  • Liderar uma ação em grupo.
  • Proteger um companheiro.
  • Facilitar para que um outro personagem realize uma ação posterior.

Ajudar

Você pode ajudar outro jogador em uma rolagem. Apenas descreva o que o seu personagem faz para ajudar, sofra 1 de estresse e adicione +1d na rolagem de dados. Porém, dependendo das circunstâncias, você também pode sofrer as consequências do resultado da ação. Um único personagem pode ajudar em uma determinada rolagem. Para contribuir com uma ação que já recebeu ajuda, use a manobra facilitar logo abaixo.

O seu personagem pode ajudar os outros durante uma ação coletiva, contanto que não esteja participando diretamente da ação. Você decide qual personagem recebe o dado adicional na rolagem.

Liderar uma ação em grupo

Liderar uma ação em grupo significa coordenar os seus companheiros para lidar com um problema em conjunto. Descreva como o seu personagem lidera a equipe nesse esforço coordenado – você grita ordens, faz gestos sutis e silenciosos ou inspira de forma carismática?

Cada PJ envolvido faz uma rolagem de ação (todos usam a mesma ação) e a equipe usa o melhor resultado como o desempenho geral de todos os participantes. O personagem que lidera a ação em grupo, porém, sofre 1 de estresse para cada PJ que rolou um resultado de 1 a 3.

Com essa manobra podemos fazer a cena “todos se esgueiram para dentro do prédio”. Quem quiser entrar furtivamente rola a sua ação Esgueirar. O melhor resultado conta para a equipe inteira. O líder sofre estresse para cada resultado ruim. É cansativo dar cobertura para os mais barulhentos.

O resultado da ação em grupo se aplica para todos que fizeram a rolagem. Se você não rola, o seu personagem não recebe os efeitos da ação.

O seu personagem não precisa ser muito bom em uma perícia para liderar uma ação de grupo que a utilize. Essa manobra depende mais de liderança do que de perícia. Você também pode liderar os parceiros do seu bando com uma ação em grupo. Use Comandar para planejar e direcionar as suas atividades, ou a ação apropriada se juntar-se a eles em campo. O parceiro rola o seu nível de qualidade.

Proteger

Você toma a frente e encara uma consequência no lugar de um companheiro. Você sofre a consequência ao invés dele, mas você ainda pode fazer uma rolagem de resistência. Descreva como você intervém entre seu companheiro e o perigo.

Com essa manobra, você pode fazer o clássico “Eu me jogo na frente da bala”. Você salva um companheiro, sofrendo dano ou consequências que podem permanecer mesmo após uma rolagem de resistência. Pode doer, custar estresse e te deixar em uma situação bem complicada, mas, ei, cara, você é um herói.

Facilitar

Você pode facilitar uma situação manejando o obstáculo de forma indireta. Se a sua ação for bem-sucedida, qualquer companheiro de equipe que aproveitar a manobra recebe +1 nível de efeito ou uma melhoria de posição para a sua própria rolagem. Você escolhe o benefício, baseado na descrição da sua ação de facilitar.

Com essa manobra, podemos retratar cenas como “eu vou criar uma distração”. Você rola Convencer para distrair um guarda com seu charme, permitindo que seus companheiros se Esgueirem por trás dele com uma posição melhor. A situação é menos arriscada porque você está atraindo a atenção do guarda.

Essa é uma ótima maneira de contribuir para uma operação quando você não possui um bom valor na ação necessária. Com uma facilitação inteligente, você ajuda o time indiretamente, mas de maneira bem efetiva. Contanto que faça sentido dentro da narrativa, várias ações seguintes podem se aproveitar da facilidade que você criou (incluindo alguém liderando uma ação em grupo).

Como uma ação de facilitar pode aumentar o efeito de ações seguintes, ela é especialmente útil para enfrentar oponentes com altos valores de qualidade, escala e/ou potência. Mesmo que os PJs tenham seu efeito reduzido a zero pelas desvantagens da situação, o bônus de facilitar permite que eles tenham um efeito limitado.

Os PJs precisam adentrar uma carruagem extremamente reforçada e que se provou imune às suas armas. Aldo resolve Detonar para remover alguns pedaços da proteção e, assim, facilitar as ações de seus companheiros, concedendo a eles +1 efeito – indo de zero a efeito limitado.

O trabalho em equipe é realmente necessário?

As manobras de trabalho em equipe são opções, não requisitos. Cada personagem sempre pode fazer ações de forma solitária durante um golpe. Porém, se o seu personagem não pode se comunicar ou coordenar com os companheiros, você não pode usar nenhuma manobra de trabalho em equipe e nem receber os seus benefícios.