Olá a todos
E cá entramos na reta final do Playtest do Old Dragon 2ª edição. Com o módulo que estamos publicando hoje, tudo leva a crer que o próximo, o 6º módulo, será o último desta sesão de testes. Realmente falta pouco, muito pouco!
E falando no atual, o 5º módulo, quais são os pontos de destaque. Exatamente o que estamos tentando ajustar?
1. Modificadores de Teste Simplificados
Um dos pontos mais discutidos, analisados e modificados durante o Playtest, afinal é um dos pontos mais centrais das regras.
Primeiro usamos a mecânica de vantagem e desvantagem, que mesmo sendo anterior a 5ª edição e mesmo eu já tendo publicado há quase 20 anos atrás uma mecânica idêntica, os termos vantagem e desvantagem além do uso de dois testes para adoção do melhor ou pior resultado lembrou muito a 5ª edição. Não funcionou.
Trocamos então para modificadores escalonados (+2, +4 e +8), mas nos testes descobrimos um problema nos modificadores de +8 ou -8. A chance de sucesso/falha deles, é superior a 96% e isso escondia uma redundância no sistema. Explico:
Numa jogada de D20 as chances são lineares. Cada valor no dado tem 5% de chance de ser sorteado. Como os testes sempre acertam/passam com um 20 (5% de chance) e sempre erram/falham com um 1 (5% de chance), abolimos os +8 e -8 dos modificadores por que ele na verdade estava sendo eclipsado pelos sucesso e falhas automáticos do próprios sistema. Na prática, não serviam pra nada…
E como a gente não gosta de ficar no básico, fomos além. Para evitar o uso de termos matemáticos e simplificar o entendimento, adotamos os termos: Fácil, Muito Fácil, Difícil e Muito Difícil para os modificadores de +2, +4, -2 e -4.
Afinal, fica mais intuitivo falar pro jogador:
Vamos ver o que os nossos testadores acham da mudança. Espero que fiquem satisfeitos e funcione pra eles como parece funcionar pra gente.
2. Gnomo Reescrito
Aqui fizemos uma mudança simples. Erramos nas habilidades dos Gnomos. Colocamos praticamente 2 habilidades idêntidas com uso muito parecido. Eliminamos as duas e criamos uma terceira que é um meio termo das duas antigas. Isso deixou o Gnomo mais próximo do que as outras raças já possuem.
Além disso mudamos a pedidos, muitos pedidos na verdade, a descrição do gnomo o aproximando do que publicamos no Guia de Raças do OD1. Agora ele volta a ser aquele pequeno anão de jardim com chapéu pontudo e menos o gnomo das edições mais modernas do D&D.
3. Guerreiro Especialista: Halfling Aventureiro
Nós até achávamos que o Elfo Aventureiro, uma especialização que aproximava do conceito Raça e Classe unificadas era uma boa ideia, mas não imaginávamos o quanto isso agradaria.
Foi com certeza a quase unanimidade do módulo 5. Praticamente todos gostaram, elogiaram e os que não gostaram muito, ou não conheciam esta característica da raça/classe ou não captaram a ideia.
De qualquer forma, como combinado este mês trazemos a segunda especialização que visa unificar as classes e raças do D&Ds clássicos com o Halfling Aventureiro.
4. Classe de Armadura simplificada
Este foi um tema que surgiu fora do último módulo, na verdade repercute desde o 1º, mas as opiniões foram colhidas no nosso grupo de WhatsApp. Muitos não gostaram de ter já especificado os três tipos de Classe de Armadura (normal, toque e passivo) e a imensa maioria nem percebeu que isso já existia no OD1, mas as explicações estavam espalhadas por vários pedaços do livro e eram complicadas para iniciantes.
De qualquer forma, já que a faxina e reforma so sistema é geral, aproveitamos para reescrever esta parte. Agora as situações que modificavam estes CAs foram convertidas em ataques fáceis. Assim, você não possui modificador na classe de armadura, centraliza tudo numa única grandeza (modificando apenas os ataques). Muito mais simples.
5. Armas de Arremesso e Disparo mais simplificados
Mais uma simplificação de uma característica desnecessariamente complicada. Armas de ataque a distância no OD1 possuem 3 valores de alcance, por exemplo a Adaga 3/6/9. Isso significava que para acertar sua adaga até 3 metros, ataque normal. entre 3 e 6 metros, penalidade de -2 no ataque. Ataques entre 6 e 9 metros, penalidade de -5. Ataques aicma de 9 metros não são permitidos.
Pra que tanto detalhe? Quem usa isso em mesa? Como decorar e usar em mesa estes detalhes tão diversos de quase uma dezena de armas, quase 27 números…?
Baseado nessa linha de pensamento reduzimos para apenas um número. Até ele, um ataque normal. Acima dele um ataque difícil.
6. Modificadores de Ataque Simplificados
Um desdobramento das regras de testes de atributos mas com um plus… convertemos todos os tipos de ataques e o que normalmente chamaoms de manobras e outros modificadores de combate para o uso com a regra.
O Mestre apenas precisa adjudicar durante a aventura e julgar o que melhora a chance de acerto e o que piora e no fim definir se o ataque é fácil, muito fácil, difícil ou muito difícil.
7. Agarrar ainda mais simplificado e alinhado com OSR
Se você pesquisar um pouco sobre Game Design aplicado à OSR vai descobrir que as regras de agarrar são o pesadelo de qualquer sistema. Complexos, cheio de nuances e detalhes que na maioria das vezes precisam de gráficos e lista de testes e procedimentos para serem usados na mesa. Um verdadeiro inferno.
Nós tentamos simplificar ao máximo, cortamos os subsistemas, os testes, transformamos em um teste de ataque desarmado, colocamos os modificadores e deu. Dá até pra usar sem ler o livro na hora do combate.
Nos inspiramos numa aplicação da regra que o próprio Gygax publicou na The Strategic Review em 1975, obviamente simplificando tudo o que fosse possível e cortando todos os subsistemas para a manobra.
8. Truques Arcanos
O ponto polêmico deste módulo… truques são o tipo de regra ame-a ou deixe-a. Nós não amamos, mas antes de deixá-la, queremos ouvir a opinião de vocês!
E com isso nos despedimos nesta semana. Deixamos nosso pedido para que vocês leiam e mandem suas impressões e opiniões no nosso formulário. Clique aqui e opine lá!
Ah! não viu o link no início deste post? ENTÃO CLIQUE AQUI E BAIXE O MÓDULO 5 e aproveite para conferir a ficha atualizada!
Estou sem tempo para dar os feedbacks que eu gostaria. Mas estou adorando as sugestões das outras pessoas e a pesquisa que estão fazendo (foram atrás até daquela resposta confusa do gygax na SR hahaha). Ansioso pelo que vai sair (: