Olá a todos
Mesmo sendo um dos capítulos mis pacíficos do OD2, onde as modificações em relação ao OD1 são meros ajustes, temos algumas coisas interessantes para falar sobre equipamentos, e explicar por que as principais modificações são conceituais.
Mais uma vez tocamos na tecla da gestão e administração de recursos onde os equipamentos são o ponto nevrálgico do subsistema. Eles acabaram arrastados para um protagonismo ainda maior, por serem efetivamente as ferramentas que determinarão como a administração será bem feita ou não.
O que mudou do OD1 para o OD2
Sistema Monetário: Simplificamos o sistema monetério com adoção das 3 grandes moedas, cobre, prata e ouro e deixamos as moedas menos comuns (planita e electrum) para serem inseridas nos cenários a gosto dos mestres. Quer gosta usa quem não gosta não usa.
Armas e Armaduras: resolvemos o bug dos críticos no ODA1, tão criticado por ser moderno demais, o que eu concordo, e adotamos a sistematização de tags usadas em outros sistema NOSR para dar personalidades às armas. Simplificamos o processo de calcular distâncias de arremessos e disparos, reajustamos pesos e custos para um padrão menos punitivo e agora, mais próximo da realidade.
Equipamento Geral: reajustamos custos, pesos e melhoramos a descrição em alguns itens que traziam problema de compreensão. Como o foco do sistema voltou à exploração e o hexcraw, há agora uma lista mais completa de de itens usados em aventuras.
Serviços: mantivemos apenas servicos mundanos. Se você pretende contratar magia, isso deve ser feito pelo seu mestre por que o sistema não visa que isso seja monetizado e por que entendemos que isso vai variar muito de acordo com cada mesa e com a disponibilidade de cada cenário usado pelo mestre. Uma magia de 1º círculo possui acesso diferenciado em Dark Sun e em Forgotten Realms, então que o mestre decida como deve tratar o problema.
E no Companion? Como será?
No Companion nosso foco passa a ser outro. Se falamos de ferramentas de trabalho no Livro Básico 1, aqui vamos tratar de formas de usar o dinheiro recebido nas aventuras. Como o foco do endgame do OD1 mudou no OD2, demos importância a estes aspectos trazendo regras que englobem esta particularidade do sistema. Aqui falaremos de como administrar as despesas dos aventureiros entre as aventuras, de como aplicar, investir, empreender e um subsistema simples para saber se seu negócio está prosperando ou não.
Agora Personagens podem abrir guildas, companhias mercantes, ou de mercenários, investir em terras comprando fazendas, ou onde mais desejar.
Outros pontos de destaque do capítulo Equipamento no Companion são transportes aquáticos, máquinas de cerco (quem leu o artigo publicado na Forbidden em 2020 já pôde ver um pouco de como será) incluindo também regras para destruição de objetos.
Construções, a cereja do bolo!
Se tem máquina pra destruir castelo, tem de ter um sistema para construir castelos, certo? CERTÍSSIMO! O capítulo equipamentos do companion traz ainda um sistema simples, enxuto, rápido mas muito interessante de calcular preços de construções, sejam elas uma paliçada na beira da estrada ou um mega castelo com torres e muito andares.
Você será capaz de determinar o impacto da localização da construção nos preços devido ao frete, os custos de manter uma área segura e poderá decidir com o seu engenheiro os materiais e a forma que sua contrução terá e quanto tempo levará para ser erguida, e melhor! Fará isso rápido, 10 minutos antes de começar a aventura sem comprometer a diversão e sem abrir mão de um mínimo verosimilhança.
Se o OD2 quer que administrar domínios, seguidores, e que você faça parte do cenário da sua mesa após o nível 10, este tipo de ferramenta é imprescindível.
Duas Imagens de testes de construções que serão usados para criarmos as imagens de exemplo do capítulo:
Muito bom! Praticidade, verossimilhança e gosto Old School!