Salve Pessoal!
Voltando a falar de capítulos, hoje é dia do quarto, Personagem.
Neste capítulo o Old Dragon junta todas as estatíticas indiretas do personagem e características e habilidades que precisam de atributos, raças e ou classes para serem definidas. Aqui estamos falando de Base de Ataque, Classe de Armadura, Jogada de Proteção, Alinhamentos, Pontos de Vida, Movimento, Idiomas, seguidores e também a sua personalidade e o seu histórico, também chamado por aí de Background. Este é o capítulo onde você começa a customizar o seu personagem verdadeiramente.
É um capítulo pequeno, mas repleto de importância. Praticamente TODOS os cantos do sistema esbarram hora ou outra nas informações tratadas aqui.
No OD1 este capítulo se chamava Subatributos e nós tomamos a liberdade de mudar o nome para Personagens. Fizemos isso por que entendemos que várias das informações aqui não são de verdade subatributos mas conversam bastante com a criação do personagem. Alinhamento é um subatributo? É uma estatística? E o Histórico e as informações de Seguidores? Como isso não parecia fechar hermeticamente com o nome do capítulo, adotamos um nome alternativo e mais geral, o que vai fazer ainda mais sentido com o conteúdo do capitulo Campanha que fala do cenário e do mundo de aventura e das suas regras de exploração. Um bom contraponto.
Mudanças à vista?
Além do nome que reorganiza mas não muda na prática muita coisa, alguns pontos estão sendo apresentados e mudados em relação ao OD1. Vamos comentar ponto a ponto:
Classe de Armadura: a mudança é mais estética. Organizamos as informações sobre CA de Toque e CA Passivo. Não é como se agora o OD2 tivesse 3 CAs diferentes. Isso já existia no OD1 mas as regras estavam espalhadas no livro inteiro e isso causava confusão e na maioria das vezes erros de conceito. Agora centralizamos a regra no mesmo lugar onde tratamos de CA. Ficou mais claro, mais fácil de entender e melhor explicado.
Jogada de Proteção: aqui temos uma GRANDE mudança apresentada no Módulo 2, após ganharmos confiança de fazê-lo depois das opiniões do Módulo 1. Invertemos a forma como a JP é apresentada. Agora ela é crescente, começa com um valor pequeno e conforme for evoluindo, vai aumentando, de modo que agora, sucesso é um resultado que seja menor ou igual da JP, como ocorre no teste de atributo, por exemplo.
A JP era sem dúvida nenhuma e disparado o subsistema mais complicado para entendimento dos jogadores novatos, isso por que ele era decrescente e rollover, ou seja, você tinha um valor alto e tinha sucesso quando tirava um valor igual ou maior que a JP. Isso trazia um problema ENORME, por que o jogador não entendia facilmente como funcionava e a confusão ficava ainda maior quando um bônus, subtraía o valor da JP e não era somado no dado. Era realmente uma confusão grande para mestre iniciantes administrar. O que recebemos de email apontando que o livro estava errado nestes 10 anos…
Também aproveitamos para simplicar o nome adotando uma sigla padronizada JPD, JPC e JPS para a jogada de proteção modificada pela destreza, constituição e sabedoria. Menos é mais!
Idiomas: simplificamos. Pouca gente entendia a regra de ler e escrever do OD1 então ela foi totalmente revisada e reescrita. No Módulo 2 eliminamos uma coluna da tabela de atributos que concedia idiomas extras, e passamos a usar o modificador de Inteligencia para ter acesso a idiomas adicionais além dos 2 idiomas iniciais que qualquer personagem conhece. Ao começar com dois, significa que concedermos um idioma extra para cada personagem em relação ao OD1. Bom pra quem gosta de campanhas multiraciais ou para mestres que usam diferenças culturais na sua mesa.
E no Companion?
Nada previsto para este capítulo surgiu nos dois módulos de playtest ainda, mas o foco na criação da personalidade do personagem é evidente. É aqui que trataremos de formas in game de personalização. Sabe aquele personagem que usa uma arma estranha que ninguém usa e é lembrado depois de anos só por conta disso? E aquele outro que tinha uma característica física muito particular? Tudo isso é material para este capítulo no Companion.
Apresentaremos ainda um Fluxograma completo e divertido para que você rastreie a história pregressa do seu personagem. Quem ele era quando criança? O que aconteceu para que ele se tornasse o aventureiro que hoje ele é? Bem, você vai poder escolher, mas nos divertimos muito fazendo isso de uma forma mais divertida, jogando nos dados. Recomendamos fortemente. Segue a imagem previa e não final para que vocês possam dar uma olhada:
Preview da Semana
Toda semana publicaremos os índices planejados para cada capítulo. Isso mostra o escopo do trabalho e o que está planejado, ainda que nem sempre esteja desenvolvido, mas dá pra ter uma ideia mais aproximada de como o material ficará ao término do Playtest.
LB1 Livro Básico
CAPÍTULO PERSONAGEM
- Pontos de Vida
- Classe de Armadura
- Base de Ataque
- Jogada de Proteção
- Movimento
- Idiomas
- Alinhamento
LB2 Companion
CAPÍTULO PERSONAGEM
- Quem é seu Personagem?
- Personalidade
- Características Físicas
- Históricos
- Criação Conjunta
- Histórico Aleatório
- Fluxograma de Históricos
- Detalhando Seguidores
O fim do Módulo 2
Estamos marcando aqui a data final para opinar no formulário do módulo 2 do playtest. Você tem até a sexta-feira dia 2 para enviar sua opinião. Com isso trabalharemos no módulo 3 cuja previsão de lançamento é até o dia 15/07. Corra!